Psicologia

A psicologia significa o estudo da alma, portanto é uma ciência que trás em sua essência o estudo da mente, emoções, desejos, razão, comportamentos e conflitos nas relações consigo e com o outro.

A procura pela psicologia pode ter diversas motivações. Existem pessoas que pensam que quem procura a psicologia são pessoas “desajustadas” ou porque tem algum problema mental. Na verdade uma pessoa em quadros descritos acima, não estão em condições de buscar um psicologo e muitas vezes está institucionalizado.

Em consultório as motivações da busca por um profissional da psicologia, usualmente estão relacionadas a intervenções com as seguintes questões, como por exemplo, os mais comuns, a ansiedade, a depressão, perdas (emprego, entes queridos, separação de casais), dificuldades afetivas, dificuldade de lidar com mudanças,doenças psicossomaticas, orientação vocacional, problemas sexuais, transtornos,crises de transição de fases de vida. Neste caso, o aparato teórico filosófico e técnico que este profissional possui, proporciona ao cliente/paciente a possibilidade de mudar de atitude e enxergar novas formas de relacionar-se com a questão em si, através da compreensão progressiva dos seus conteúdos internos e das suas atitudes.